quinta-feira, novembro 02, 2006

MICHAEL MENESES - O Homem IBOPE!

Em agosto fui convidado para ser um dos entrevistados no Programa Experimental Tema Livre (Aos moldes do Sem Censura - TVE) dos alunos do 5º período da noite da Estácio de Sá/Madureira onde iria falar sobre o Rock na Zona Oeste em especial sobre as minhas pesquisas que estão rendendo o Livro sobre esse tal rock do subúrbio carioca que ninguém conhece, mas que lança disco no exterior, faz turnê na Europa...

Já nos primeiros dias apos o convite, a ficha caiu e desconfiei que a minha participação seria vetada, alertei o grupo sobre essa possibilidade e mesmo falou que isso não seria motivo de preocupação.

O tempo foi passando e o grupo foi pesquisando sobre minha ligação com o rock do subúrbio carioca via Orkut, Blog...

Em dado momento um outro grupo de alunos também da noite me convidou para uma entrevista num programa no formato do Jô Soares, o tema seria: Minha carreira de fotografo. Dias depois fui convidado por outro grupo de alunos da manhã e o tema da entrevista seria: Meus 11 anos de dieta Vegetariana.

Alertei a todos sobre a possibilidade de ser vetado, o problema é que meus amigos e alunos da faculdade não entendiam o porque da CENSURA COM A MINHA PESSOA! Afinal as entrevistas são de “Tema é Livre”, “No Foco”...
Também não cabia a mim revelar os motivos da possível censura, muito menos dizer ao grupo que não iria participar. Existia CARINHO, RESPEITO, ADIMIRAÇÃO, AMIZADE e mais um monte de BONS SENTIMENTOS em todos os convites que recebi.

Chega o dia da entrega dos projetos dos programas e começa a serie de “CENSURAS”.
* O grupo que faria a entrevista sobre o livro recebeu a alegação que eu estaria no horário de trabalho e por isso não poderia participar.
Porem eu já havia combinado uma troca de horários com a estagiaria para que me substituísse durante o programa.
* O Grupo sobre a minha experiência de quase 11 anos como vegetariano recebeu simplesmente um não, porem fique sabendo pelas minhas fontes algo que até onde sei o grupo não ficou sabendo. Que fui vetado por não ser MEDICO e por isso não poderia participar. O que dar a entender que somente MEDICOS podem ser VEGETARIANOS.
* O Grupo cuja entrevista seria sobre a minha carreira de fotografo preferiu nem apresentar o projeto com a minha participação diante das CENSURAS que o mesmo presenciou e na ocasião eu mesmo achei melhor.

Porem na noite de Segunda-feira(16/10) o grupo do livro recebeu uma nova CENSURA e mostrou ser o ÚNICO grupo a TER PEITO e IMPOS: “VAI SER O MICHAEL!”

"AQUI O TEMA É LIVRE!"

No dia 25/10 fiz até escova no cabelo e encomendei uma camisa com a frase "JORNALISMO SIM, ETICA SEMPRE"! O programa ocorreu e tive a chance de conhecer pessoas legais como o Radialista-Web do Jornal Lance, administradora do Site Quero ser Magra e depois de anos de papos por telefone/e-mail tiver a chance de conhecer o musico Eduardo Luz da banda carioca de Rock Progressivo Agus Graal. Também participaram do programa o meu amigo de Estácio de Sá o “Passarinho” que falou sobre sua experiência na pratica de Esportes Radicais e o Marcão que organizou por anos o Projeto “Conversa Afiada” nas Lonas Culturais da Zona Oeste e que acompanhei desde de 1997 em especial em Bangu.

Fui o primeiro entrevistado e tentei honram todos aqueles amigos que me disseram “CARA ARREBENTA NO PROGRAMA!”. Ignorei os comentários negativos que recebi. Ouvir comentários de gente falando que me sair super bem, que estava um pouco nervoso nas primeiras palavras, mas depois das segundas palavras eu matei a pau!
Não posso deixar de agradecer ao Marcão que me vendo falar demonstrava uma grande admiração com as historias que contei sobre o rock na região e o amor que passei a ter por Marechal Hermes depois que descobri que foi no bairro que moro que foi realizado o primeiro show unindo o Heavy e o Punk no Brasil. Aquele olhar me passava uma energia muito positiva. Depois conversando com o Marcão agradeci o mesmo pela energia passada e ele me disse que se nos dois teríamos dominado o programa por contas das nossas vivencias suburbanas e da musica e nesse caso incluo o Eduardo Luz também.

* Durante o programa algumas pessoas no auditório no fizeram perguntas a mim tipo: “Você tal conhece a banda”? O que mostrou que minha participação despertou o interesse das pessoas que estavam presentes.
* Revelei em primeira mão o nome do livro!
* Recebi comprimentos cheios de afeição e outros cheios de falsidade.
* O grupo recebeu nota maxima pelo trabalho apresentado e dias depois a apresentadora foi chamada de Leda Laje no momento que foi realizar seu voto pela mesária.

Dois agradecimentos

* O primeiro seria a um comentário de dois alunos de fotografia que no período passado ao terem conhecimento do meu livro disseram que ainda iriam me ver no Programa do Jô ( Da Globo) fazendo lançamento do meu livro. Bom, já dei a primeira partida até o Jô!
* O segundo agradecimento da leitora deste blog e minha amiga Taty que um dia me disse: “Michael se um dia pensar em desistir, vou lembrar de você!”
Você pensa que a CENSURA acabou!??!?

Na ultima madrugada de terça para quarta-feira o grupo responsável por um Programa Piloto aos moldes do Roda Viva (TV-Cultura) me convidou para substituir um dos entrevistadores que cancelou a sua participação no Programa horas antes. A gravação aconteceria já na manhã de quarta-feira com uma entrevista com o Ex-Secretario de Segurança Publica do Rio e eleito Deputado Federal o Sr. Marcelo Itagiba. Tanto eu como Grupo, estávamos receosos com a possibilidade da minha participação ser vetada, por isso comecei a indicar pessoas para a vaga ocupada, porem ninguém poderia esta na gravação e sobrou para mim. QUATRO MINUTOS antes do programa entrar no Ar, já com a placa com meu nome na mesa do estúdio minha participação foi vetada e segundo ouvir dizer o motivo seria o fato que: “O negocio do Michael é ROCK AND ROLL!”.
Ao tomar conhecimento do fato que já esperava, passei ao apresentador algumas perguntas que faria ao Itagiba entre elas:

1 - O que o senhor acha sobre a nova lei para usuários de Drogas, que agora não pode mais ser preso se for flagrado (portando ou fumando) um cigarro de maconha, pois isso não o faz um traficante?

2 - A Policia carioca já mostrou que pode oferecer um bom serviço a população em eventos como Rio-Eco-92, Show dos Rollins Stones em Copacabana e certamente vai fazer um ótimo trabalho no PAN-2007! Por que esse serviço nunca se torna continuo na cidade?

3 - Na visão do Sr. No Rio de Janeiro qual bairro ou cidade do estado e um exemplo de segurança deveria ser seguido por outros bairros ou cidades do interior?

4 - Os moradores da região do complexo presidiário de Bangu se sentem prejudicados com algumas coisas que vão desde bloqueio de celulares nas proximidades e até principalmente com o preconceito por parte de moradores de outros bairros do Rio em relação à região. O que o Sr. Acha que a população poderia fazer para lidar com essa situação?

Fiquei sabendo que algumas perguntas foram feitas entre elas a pergunta da Maconha!

Para finalizar esse longo post, quero agradecer os grupos. Valeu pelo carinho e confiança em minha pessoa. A CENSURA que vocês receberam foi a prova que se tivesse feito essa matéria também teria sofrido CENSURAS, pois não poderia fazer um programa com as minhas idéias. Afinal não estou na faculdade apenas para tirar boas notas. OBRIGADO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO A TODOS VOCÊS!
PS: Para saber mais sobre o Progama Tema Livre Clique AQUI!!!!
E veja uma foto em Meu FLOG!!!!!

Musica do Post: Inveja - Da banda Dorsal Atlântica

NAMASTÊ!
Michael Meneses