quarta-feira, junho 15, 2005

A HISTORIA DO ROCK NA ZONA OESTE CARIOCA – O LIVRO

Meus amigos alguns de vcs já sabem, venho trabalhando no projeto de contar a historia do rock no subúrbio carioca com ênfase na zona oeste, incluindo seus bairros e municípios vizinhos escrevendo um livro e neste post vou apresentar melhor o projeto para vocês.

O projeto teve até uma citação na Revista Programa do Jornal do Brasil na edição de 29/04/2004 em matéria sobre o rock suburbano, escrita por Marco Antonio Bart, tornando à primeira referência na mídia sobre o livro.
Atualmente desenterro historias loucas, tristes, engraçadas, de lutas, derrotas e vitórias em todas as épocas do rock na região.

A idéia é contar a historia do rock na região, dos primórdios até dias que ainda estão por vim e não vai ficar preso apenas à região e sim ao rock da região, pois se uma banda da região como o Blockhead (hoje seus músicos tocam no Black Dog e Cactus Peiotes...) que em 1991 tocou no Caverna II em Botafogo na Zona Sul carioca isso foi historia mesmo tendo ocorrido no “Other Site” do RJ e isso faz parte da historia do rock na Zona Oeste.

Um pouco do que teremos no livro:
Os bailes da pesada pela equipe de som Gênesis Rock e a união com a soul music nos anos 70 * O lendário show do Rei Roberto Carlos no Clube 10 de Maio * As passeatas punks em Realengo nos anos 80. * O primeiro show unindo o Heavy & Punk do Brasil em Marechal Hermes. * O “Rock Made In Zona Oeste” e as viagens ao exterior (ou vocês acham que só à Gangrena Gasosa levou a rock da Zona Oeste a Europa?). * Movimentos como a lendária Brigada Metálica de Realengo e a U.H.B. (União Headbanger de Campo Grande). * O preconceito de outros bairros/regiões com eventos na zona oeste e até o preconceito da própria região com o rock local * Renato Russo assumindo que era gay num show da Legião no Estádio do Campo Grande A.C. * Os Fanzines. * Bandas de todos os estilos em todas as épocas (até as cover). * Shows e Festivais de como Arena Do Heavy, Porrada Na Orelha, Rato No Rio, Megaparty, Rock Na Veia, Festivais da Comunidade Zandoke, Fest Rock De Paciência... * Espaços como Lonas Culturais, Tijolinho, 911, Luso Brasileiro, Lava Jato Bangu, Bar da Rosa, Bar Neurose, Ratão, Cassino Bangu, Sem Destino, Sacristia, Antiquários, Bar do Paulinho, Marã, Lava Jato Campo Grande, Clube Aliados Campestre, Disk-Mel...* Os eventos na pista de skate de Campo Grande que alem de ter sido até pouco tempo a maior da América Latina ainda foi o berço do movimento punk carioca. * As referencias literárias (jornais de bairros e de grande circulação, livros, revistas, sites, blogs, flogs, Charts e no Orkut...). * O rock da região na TV * As Rádios Comunitárias e as Rádios Convencionais (até a Rádio Cidade entra na parada). * As figuras do Rock na Região (Stefano, Rangel, Lango, o falecido Alex Carnege...). As lendas do rock como à do Igor Cavaleira ter sido visto na manha de 23/01/1991(dia de metal do Rock in Rio II, cuja à Sepultura tocou) fazendo compras no calçadão de Campo Grande...

Tenho certeza que assunto é o que não vai faltar.
Quem escreve o livro sou eu, mas espero contar com a ajuda de todos, afinal o livro é da Zona Oeste e acho fundamental a participação de TODOS VOCÊS. Por isso estou recolhendo todo tipo de informação e não do a mínima para a qualidade, não importa se uma fita K7 ou de Vídeo com registros de uma banda ou de um show estão mal gravados, se uma filipeta ou cartaz de show estão amassados, riscados, autografados ou rasgados, depoimentos de qualquer pessoa é útil (provavelmente seus irmãos e primos mais velhos, assim como seus pais, tios e avos ou aquele seu vizinho hoje evangélico, mas com passado rock and roll tenham muitas historias para contar).

Aguardo contato, qualquer coisa, marcamos uma entrevista.
michaelmenesesfotos@yahoo.com.br
www.paraybarecords.blogspot.com
www.michaelmphotos.cjb.net

Namastê
Comentario:

Copiar post do Orkut para o blog é sacanagem, rsrsrs...Já que vc "não dá a mínima para a qualidade", lá vai:"Poucos sabem, mas o rock surgiu no Teatro de Arena Elza Osborne, em Campo Grande. Em meados dos anos 60 surgiu um movimento nesse bairro que deu origem aos Beatles, os Rolling Stones, o Led Zeppelin, o Black Sabbath e o Deep Purple. O primeiro grande evento da história do rock foi um festival chamado Arena do Rock, que graças à uma tirinha do Angeli ficou conhecido internacionalmente como Woodstock. O rock veio a falecer no ano seguinte ao festival quando Jimi Hendrix se suicidou enfiando a cara numa privada cheia de võmito no banheiro da rodoviária de Big Field."Pronto, escrevi o livro pra vc, rsrsrsrs...filipensses Homepage 06.15.05 - 2:35 pm #

ops...vômito saiu com til ao invés de acento, foi mal...filipensses Homepage 06.15.05 - 2:36 pm #

SEGUNDAAAAAA (Já q Filipense comentou duas vezes...)Acho muito bacana essa sua iniciativa, e já te disse isso. Muito legal seu sentimento de inquietude.´Ainda mais c/ essa sua memória de elefante, vc tem mesmo q aproveitar esse dom.E esquece a Carla. Engraçadinha Homepage 06.15.05 - 2:57 pm #

Adorei seu livro Dr. Filipa!Engraçadinha Homepage 06.15.05 - 2:58 pm #

FELIPENSES:Eu já disse que não vou ficar mais lhe contestando vou deixar vc falando sozinho na maior parte dos comentarios.MAs eu não entendi o por que do:"não dá a mínima para a qualidade", Por um acaso vc não achava o Ravena uma boa banda?Eu achava essa banda que vc o Levi tiveram de grande qualidade, muito melhor que as bandas que ela veio a influenciar como a maioria das bandas de metal-melodico da atualidade.Este post foi escrito para entra no orkut, no blog se enviado por e-mail(span se preparem), carta flogs outros blogs etc...Por isso ele tá aqui e na comunidade rock de Campo Grande/Bangu.CONTINUA...Michael Meneses Homepage 06.15.05 - 3:26 pm #

CONTINUAÇÃO:ENGRAÇADINHA Srs. CIA Blues.Primeiramente:Obrigado pelo apoio."Segundamente":Mesmo eu tendo essa memoria de Elefante, ao ler seu comentario fiquei me perguntando quem era essa Carla que vc pediu para esquecer.Demorei uns 10 segundos para lembra dela.Rs,Rs,Rs...ABRAÇO PARA TODOSMichael Meneses Homepage 06.15.05 - 3:46 pm #

Mas uma coisa FELIPENSES:Esse post só entrou agora, pois ainda não concluir o post sobre minha saga em Star Wars que começa nos anos 70 e vai até o último Sab dia 11/6/2005.Esse post iria entra somente em algumas semanas.ABRAÇÃOMichael Meneses Homepage 06.15.05 - 3:59 pm #

Michael, foi VOCÊ QUE DISSE que não dá a mínima pra qualidade...lê de novo o post q VC MESMO escreveu, rsrsrs...essa tua memória de elefante tá meio "canabilizada", rsrsrs...Porra, eu não posso fazer uma brincadeira contigo q tu já diz logo q não vai responder e vai me deixar falando sozinho. Tu tá com TPM, ô parayba?Sobre o Star Wars: Michael, tem um cara de capa preta, capacete preto, maneta e com voz de robô que anda por aí dizendo que é o teu paifilipensses Homepage 06.15.05 - 7:59 pm #

FELIPENSES:Agora eu entendi.O lance da qualidade que tem muita gente que tem banda e grava uma ensaio ou um video e fica sem querer libera o material, pois acha que não tem qualidade decente.SO QUE EU SEMPRE VOU CAGAR E ANDAR PARA ISSO.Em especial para o livro que so vou usar esse material como pesquisa.Quer um exemplo eu tenho um video da galera em um show de alguma banda no Garage lá pelos anos de 1994/95 em que vc é um jornalista, detalhe o video não tem audio.Meu pai voltou a fumar que merda!ABRAÇÃOMichael Meneses Homepage 06.15.05 - 9:08 pm #

"Rei" Roberto Carlos?!?!?!?! E o que ele tem a ver com rock???filipensses Homepage 06.15.05 - 11:35 pm #

FILIPENSSES:O que o Fluminense tem a ver com Futebol?Michael Meneses Homepage 06.16.05 - 12:37 pm #

Achei mt legal o seu blog...bastante dinâmico e com mt informação...o que mais me chaou a atenção foi a forma como vc colocou os links para outros blogs...gostei mt...bem criativo!Ah, obrigado pelo coment no meu blog...:D tb te desejo td bom!bjinhos e carinhos,fika com DEussimone Homepage 06.16.05 - 6:51 pm #

Michael, que bom que o Ravena faz parte dessa história! E se vc quiser colocar uma charge no livro com "toda" a galera é só falar, ok? Abração!Levi 06.17.05 - 12:38 am #

LEVI:Toda sugestão é bem vinda prepara a charge e separa TUDO o que vc tem ai de gravações em K7s, LPs, CDs VHS, DVD, imagens e em texto que tenha quarquer ligação com o rock na zona oeste, pois preciso tira copia disso tudo.A primeira pessoal que me vem a mente com um vasto acervo de memorias e material para cede para esse livro esse alguem é vc.Quanto ao Ravena é obvio que a banda vai fazer parte do livro assim como o Lirius, os seus e os nossos programas de radios e qual quer outra atividade que vc tenha participado e que tenha ligação com o rock em qual quer época.ABRAÇÃO E OBRIGADOMichael Meneses Homepage 06.17.05 - 10:01 am #

livro???sobre rock?quero ler!!!Deh Homepage 06.18.05 - 1:55 pm #

Se eu morasse no Rio de Janeiro, seria bem capaz de ficar um tempão encostada no capo do meu carro mesmo... sem contar no fato de que um mané passaria perguntando "quanto é o POGRAMA" e iriam tentar me assaltar umas três vezes... mas, graças a Deus, eu moro em São Paulo e precisei ficar apenas 2 minutos aguardando...So sorry, sweetie. Quem escreve o que quer, lê o que não quer.Endora 06.18.05 - 2:35 pm #

ENDORA ME DESCUPA NÃO "KISS" OFENDER:Vc não entendeu minha piada, "KISS" dizer que vc ficaria encostada no capô do carro um tempão, pois tem anos que não troco um pneu de carro.Quanto ao fato de um mane passar por vc perguntando quanto é o programa isso seria bem verdade. Uma vez voltei de SP e no Banco da frente duas garotas de programas paulistas falavam dos seus planos com o dinheiro que iriam fazer facil NA PRAIA DE COPACABANA pelo que elas falaram trabalhavam ai na boate Lovestory e nos dias de folga vinha ao Rio em busca de um $$$ por fora.Acho que morar em SP deva ser maneiro, mesmo não saindo do suburbio carioca por nada, mas me responda uma coisa vc é Palmerense?Se for acho que isso esplica tudo.Rs,Rs,rs...Beijos e toda paz do mundo para vc!Michael Meneses Homepage 06.18.05 - 3:31 pm #

Quem tá falando de Fluminense aqui, Michael? Eu tô perguntando pq vc disse que ia escrever um livro sobre rock e que vai falar do Roberto Carlos...que tem tanto a ver com rock quanto o Agepê.filipensses Homepage 06.18.05 - 9:12 pm #

Filipenses:Então é a mesma coisa o fluminense tem tando a ver com futebol quando o palmeiras.AbraçãoMichael Meneses Homepage 06.18.05 - 9:17 pm #

Maiquinho, tu tá fumado? Quem tá falando em Palmeiras? Eu tô falando do Roberto Carlos, não de futebol/Fluminense/Palmeiras...filipensses Homepage 06.19.05 - 11:57 am #

Barraco c/ Endora??E aposto q ela não viu a resposta.Engraçadinha Homepage 06.20.05 - 12:19 pm #