terça-feira, julho 08, 2008

Diário de viagem de um Parayba – Parte 7

27/12/2006 - ITABAIANA/SE - Comidas típicas à rodo na autêntica Feira dos Paraibas(De verdade), revendo e conhecendo novos primos, treino do Tricolor da Serra...
Quando pequeno adorava visitar as tias(os) e a primarada em Itabaiana/SE. O tempo passou e comecei a gostar cada vez mais da cidade N:1 dos caminhoneiros do Brasil, mais até que da própria capital sergipana Aracaju. Hoje vejo Aracaju, Itabaiana, Campo do Brito... com uma visão de carioca, o que faz essas cidades se tornarem um único lugar, tendo em vista a distancia entre elas e se comparadas com as distancias entre muitos bairros do Rio.

Memórias... Foi em Itabaiana, cidade situada no meio do
estado de Sergipe(cidade em vermelho no mapa) que um anão de circo(não lembro ao certo se era mesmo anão, mas deixa para lá...) me ameaçou jogar na jaula de um leão quando tinha uns sete anos. Lá dei minha primeira chupada de língua(Tem a foto no meu Orkut e foi lá que outras coisitas aconteceram pela 1ª vez), lá assisti meu primeiro jogo de futebol profissional num estadio, lá escutava Queen em radio AM, som que não rolava nem nas FMs de Aracaju, foi lá que trabalhei com minha mãe na feira vendendo fogos nas festas Juninas a EXATOS 26 ANOS, durante a Copa de 1982. FOI LÁ UM MONTE DE COISA...

Fazia um tempo... Que mantinha contatos com o povo da cidade, pelo fato de ter criado AQUI NO RIO a comunidade orkutiana da ASSOCIAÇÃO OLÍMPICA ITABAIANA, time que menciono as conquistas dos seus títulos em meu blog, flog... Por conta disso alguns torcedores do Tricolor da Serra me esperavam para uma visita antes mesmo de resolver passar férias em Sergipe.

Ao chegar a Aracaju e avisar via Orkut que estava “LIVE IN SERGIPE”, causei certo espanto e teve até gente que “Correu do Pau” literalmente. Por outro lado uma torcedora do Itabaiana que há meses me convidava para um almoço se colocou a disposição para ser minha guia na cidade e acreditem, em Itabaiana um guia influente é fundamental. Dizem até que a cidade é mais violenta que a capital Aracaju, um lugar onde qualquer forasteiro é reconhecido de forma rápida e como queria sair fotografando tudo, ela foi à peça chave na programação pela cidade mais cebola de Sergipe.

Optei por ir à Itabaiana numa quarta-feira, pois são as quartas e sábados que acontece a feira local e sabia o que me esperava. UM MONTE DE GULOSEIMAS CASEIRAS GOSTOSAS. A feira é o que nós cariocas chamamos de “Feiras dos Paraibas”. Perto da feira de Itabaiana o Pavilhão de São Cristóvão/RJ é um shopping-center de tradições nordestinas, pois de feira aquele pavilhão não tem nada. Nos anos 80 escutava uma Tia dizer que a feira de Itabaiana só era menor que outras quatro feiras do nordeste, estas situadas em cidades maiores entre elas Caruaru/PE e Campina Grande/PB.

De ônibus, Itabaiana fica a não mais que “1 hora-rápida” da capital(não pergunte o que é “1 hora rápida”, mas essa é a definição). Cheguei à casa de Tia Maria por volta das 10hAM. Como sempre ela não poupou hospitalidade e carinho, logo oferecendo de tudo um pouco em um delicioso café da manhã.

Fui encontrar com a Guia, a senhorita Lorena que me esperava numa Praça onde meu falecido e único dos avôs que não conheci, teve uma bomba de gasolina(N.A: Antigamente em cidades que não tinha postos de gasolinas, os carros eram abastecidos assim). Na Praça descobri que o cinema onde fiz as primeiras “bagunças cinematográficas” tinha virado um supermercado. Seguimos para sua casa e fui avisando que não precisava se importar com o prometido almoço. Na sua casa conheci sua mãe, Dona Silvia que preparava o tal almoço. Pedi para não se preocupar, desculpei-me falando que estava em Itabaiana para comer besteira na feira. Dona Silva ofereceu um suco(acho que de caju) e não recusei. No entanto ambas insistiram que deveria almoçar o que acabou não acontecendo pelos motivos:
1.
Queria comer besteira na feira(biscoitos, bolos, rapaduras, amendoins, Adicurrim, pastel de queijo com caldo de cana...)
2. Fiquei com medo de Lorena não ter entender o quanto sou vegetariano e achar que eu comeria um ou outro determinado tipo de carne e certamente ficaria sem graça recusando um almoço feito para mim com, porem com carne.
3. Realmente queria comer besteira na feira(biscoitos, bolos, rapaduras, amendoins, Adicurim, pastel com caldo de cana...)SÓ PARA REFOÇAR!



Fomos para feira e no caminho Lorena mostrou a clínica dentária de um primo e parei para um alô. Disse de quem era filho, ele aos poucos me reconheceu e sugeriu combinarmos com meu primo Mauricinho uma pizza com vinho para colocar o papo em dia. Na feira e viajei nas imagens, cores e rostos típicos do nordeste. Revi coisas que a muito não via; relógios a venda mergulhados em banheiras como prova de resistência a água, vendedores de remédios com cobras, artesanatos típicos do nordeste e UM MONTE DE GULOSEIMAS.
Pedir a Lorena que me leva-se nas “fontes” tanto no quesito fotográfico como no quesito guloseimas e foi o que ela fez, aliás, fez muito bem...
Ela era a pessoa certa para me levar as fontes. Geral a conhecia, também pudera a mesma é neta de um ex-prefeito da cidade e ex-presidente do Itabaiana, e ainda desconfio que o mesmo foi professor de Latim da minha mãe nos anos 60. Além disso, Lorena e sua mãe trabalhavam com alimentação e fazem a mais famosa tapioca de Itabaiana a TV Cultura já fez matéria na casa delas por conta dessa tapioca e que inclusive algumas personalidades da Axé-Music e Pagode Nacional já provaram a Tapioca da Lorena.
(N.A. – Poxa! Eu tinha que estragar a parada e falando de Axé, Pagode...Que Nojo! Rsrsrs...)


CARNE CRUA – Não é banda é Carniceira mesmo!...
Fomos ao Mercado das Carnes de Itabaiana, me deparei com uma coisa que faria muito carnívoro aqui no Rio parar de comer carne em Sergipe. O mercado é um galpão mais ou menos do tamanho de uma quadra de futebol de salão onde feirantes vendem todos os tipos de carne, com quase nenhuma assepsia, fora de conservação frigorífica ou mesmo de gelo para dar uma conservada. As carnes são expostas na bancada dos boxes e as mesmas pessoas que recebem o pagamento, são as que pesam, vendem e servem à carne.


Depois de várias fotos... e minha mochila ficar pesada de tanta coisa para comer, voltamos a sua casa. Foi meio inconveniente da minha parte ver a decepção de Dona Silvia ao confirmar que não iria almoçar. Dona Silvia sugeriu a Lorena que me apresentasse ao pessoal de um programa de rock de uma rádio e a algumas pessoas da cena rock da local.



Itabaiana tem a sua cena rock... dias antes Os Paralamas do Sucesso tinham feito um show e até os Cariocas do Jason já tocaram lá. Inclusive uma vez encontrei o Sergio Warner(vocal do Jason na época do show e hoje vocalista do Aversão4) ele me disse:
“Pô, Parayba tocamos na sua terra, em Itabaiana!”

Lorena já havia me apresentado pelo MSN ao Fabio, um advogado da cidade que tem uma importante banda de blues, a Urublues. Estivemos duas vezes em sua casa e ele não estava. Em Itabaiana ninguém o conhece simplesmente por Fábio, e sim por Dr. Fabio, aliás, qualquer Medico, Advogado, Juiz, Dentista... Todos são conhecidos por Dr. Fulano, Dr. Beltrano, Dr. Ciclano... Foi o Fabio quem hospedou o Jason quando a banda tocou em Itabaiana.

Segui para casa da minha tia(onde também não almocei) e no caminho encontrei com meu primo Binho de Bicicleta fomos a sua casa, falamos com seu pai, conheci seus filhos e sua esposa.
Seu pai sugeriu pega as bikes e irmos ao Sitio onde eles trabalhavam para ver meu primo Jorginho, passar na casa do seu irmão e meu primo mais velho o Eduardo e da sua irmã mais nova Mislene. Seguimos de bike para o sitio e até lá o rock se fez presente com o pessoal sacaneando um dos funcionários da olaria, pois ele gostava de rock e logo começou a falar comigo.

Na volta dei passei na casa do meu primo Eduardo... que não me reconheceu logo de cara, já sua esposa foi reconhecendo aos poucos, conversei um pouco com ela, seu filho mais velho que vi no colo, também já estava encaminhado ao mundo do rock e os mais novos olhavam timidamente para mim.

Voltei à casa de Tia Maria comi alguma besteira... Almoço nem pensar. Contei para ela que tinha dado uma passada no consultório do Zé Walter e ela disse que minha prima Kika trabalhava em uma ótica vizinha ao consultório.

Associação Olímpica Itabaiana... Durante o dia ouvia carros de som anunciando que a noite aconteceria uma cerimônia de posse da nova diretoria do clube e que no dia seguinte teria um jogo amistoso conta o Atlético de Alagoinhas(BA). Combinei com Lorena de irmos ao treino, perguntei quais as chances de irmos à cerimônia e ela respondeu que as chances eram todas e disse a ela que de qualquer jeito eu iria ao jogo.

O treino do Tricolor da Serra... Fim de tarde bonito no Agreste Sergipano, encontro com a Lorena e fomos ao estádio e chegamos junto ao ônibus que trouxe o elenco para a temporada 2007 para o treino, dentro do estádio conheci Badock uma figuraça de Itabaiana que escreveu um livro sobres as origens das famílias e personalidades da cidade, tendo inclusive mencionado o meu avô no livro. Não demorou para ele falar quem era meus tios(as), primos(as) sem ao mesmo saber quem eu era e até falou que a bomba de gasolina do meu avô estava na praça até pouco tempo. Na arquibancada ficamos conversando sobre o time, o treino, e futebol com um todo. Curioso é que um dos torcedores presentes era a cara do Valcimar da banda carioca Ataque Periférico.

O sol ia se pondo por trás do estádio e a minha frente à vista da tentadora Serra de Itabaiana me dava à certeza que não voltaria ao Rio sem uma ida ao ponto SUPLEMO DE SERGIPE.







A viagem por Itabaiana continua...

NAMASTÊ!
MICHAEL MENESES!

So não achei a Rock Press!

Igreja Tricolor!

Exercito Tricolor!

A Prefeita da cidade é amiga da minha mãe, mas nem ligo!

Predio da Radio Pricesa da Serra, antigamente ai era um cinema porno e já conte aqui no blog que quase que meu primeiro filme porno foi nesse cinema, só não vi o filme, poi so proteiro não deixou eu entrar por que estava de short.

Muitas gulosemas!

CAMPO GRANDE!

ESSE BAIRRO ME AMA, ONDE EU VOU ELE VEM COMIGO, OU SE APRESENTA DE ALGUM JEITO!

Meu Primos produzindo telhas na Olaria!

Tive que pular desse ponto da aquirbancada uma vez por ocnta de uma confusão. Isso foi na primeira metade dos anos 80 num jogo do Itabaiana X Confiança. Na época a aquibancada parecia ter metros e metros de altura.

Um dos priemiros treinos da temporada 2006/2007 e assim começou a arrancada para o bi-Campeonato da Copa do Governador 2007!

Cadeiras Especiais!

Veja a Roda-Gigante e ao fundo a Serra de Itabaiana! - No inicio dos anos 80 um avião que levava politicos da Bahia para Pernambco se chocou com a Serra, meu Primo Binho falou que chegou a pedir para o bilheteiro da Roda-Gigante para dar uma volta de graça só para ver as explosões!